A equipe de educadores-pesquisadores formada por Suzana, Akin e Robson, juntamente com os docentes-bolsistas Sara e Pablo, do PODHE na EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, participaram do II Pré-Colóquio Internacional Paulo Freire: dialogicidade, conscientização e criticidade, nos dias 29 e 30 de maio de 2026, no Departamento de Educação – DEDC I / Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I, em Salvador. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas em Centro Paulo Freire – II Pré-Colóquio Internacional Paulo Freire.
Durante o evento, apresentaram trabalhos nos Círculos de Cultura do Eixo 2 — Educação, Direitos Humanos, Políticas Públicas, Inclusão e Cultura de Paz — com os temas:
“Educação em Direitos Humanos na EJA: itinerários de esperança pelo direito a uma vida justa”;
“Território e EDH”;
“Educação em Direitos Humanos na Escola Pública: formação docente e práticas pedagógicas no Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE)”.
A participação possibilitou importantes momentos de partilha, diálogo e troca de experiências com educadores do Nordeste e de outras regiões do país, fortalecendo debates sobre educação, direitos humanos e práticas pedagógicas comprometidas com a justiça social.
O Pré-Colóquio Internacional integra o processo preparatório para o XIII Colóquio Internacional Paulo Freire: dialogicidade, conscientização e criticidade, que será realizado em setembro de 2026. Mais informações estão disponíveis em Centro Paulo Freire.